
TESES
01
-
A Representação do Espaço Segundo as Abordagens Linear e Flexível.
Estudo Comparativo com Alunos do 8º Ano.Universidade do Minho, 1995
-
Partindo de uma análise dos aspetos percetivos/evocativos e cognitivos do processamento da informação espácio/visual e tendo por base a discussão de vários modelos de representação do conhecimento, este estudo empírico teve por objetivo analisar até que ponto um paradigma flexível se revelaria mais interessante do ponto de vista pedagógico por confronto com um paradigma sequencial, no processo de ensino-aprendizagem e no domínio da aquisição de conceitos relativos à representação do espaço.
Dado este objetivo, e com base na aplicação SuperCard™, desenvolveram-se duas bases de informação/estudo - uma de estrutura linear e outra de estrutura flexível inspirada na Teoria da Flexibilidade Cognitiva de Spiro - que foram comparadas na fase experimental do estudo.
Os sujeitos (N=30) tinham idades compreendidas entre os 13 e os 16 anos e constituíam uma turma do 8º ano de escolaridade de uma escola urbana da cidade do Porto. Foram aleatoriamente atribuídos às condições experimentais e submetidos a testes de raciocínio abstrato e espacial e ainda a outros testes (conhecimento declarativo, processual e de transferência de conhecimento) em regime de pré e pós-tratamento.Os dados foram tratados estatisticamente por recurso aos modelos ANOVA e teste de Tukey, que resultaram na confirmação da hipótese de investigação de base, i.e., o desenvolvimento cognitivo constrói-se através de uma abordagem flexível e multifacetada do conhecimento. Testaram-se ainda outras hipóteses específicas que se documentam no estudo, com relevância estatística para as medidas de transferência do grupo experimental.Os resultados quantitativos foram complementados com dados qualitativos coligidos durante a experiência, avançando-se sugestões para estudos futuros.
-
02
-
Leitura Multiperspetival do Impressionismo.
Um estudo de Modelos Mistos.Doutoramento em Multimédia em Educação
Universidade de Aveiro, 2015 -
O estudo de modelos mistos que apresentamos, radicado na problemática da compartimentação do conhecimento, centra-se na flexibilização da aprendizagem com vista à aquisição de conceitos complexos relativos à linguagem estética impressionista na pintura. Neste âmbito, duas vertentes são abordadas: as interdependências entre os temas de complexidade conceptual definidores deste domínio do conhecimento, e as interações e retroações entre a linguagem estética impressionista na pintura e domínios estéticos análogos na literatura e na música de traços impressionistas.
Para o mapeamento desta paisagem conceptual foram construídos dois ambientes digitais multimédia, fundados no pendor pedagógico e didático dos pressupostos subjacentes aos hipertextos da Teoria da Flexibilidade Cognitiva: as bases de informação/estudo unidisciplinar e multidisciplinar. Visamos fornecer aos sujeitos da aprendizagem quadros globais de inteligibilidade, sistemas de enquadramento e referência que lhes permitam situar e integrar a multiplicidade de informações, numa aprendizagem promotora do pensamento crítico, da análise e síntese da informação, bem como da capacidade para resolver problemas de forma criativa e flexível.
Os procedimentos adotados no estudo preliminar, no estudo piloto e no estudo de modelos mistos são amplamente descritos, bem como a análise detalhada dos dados múltiplos recolhidos através do Pré e do Pós-teste, dos Diários, das Atividades, dos Percursos de Navegação e das Entrevistas. O tratamento dos dados de índole qualitativa realizou-se por recurso à análise de conteúdo e focou-se no diálogo dos sujeitos com as aplicações informáticas, na relação que estabeleceram com a ecologia conceptual do tópico de aprendizagem, na perceção que detiveram da sua construção do conhecimento, no evoluir da sua motivação e na autonomia/ritmo de aprendizagem que revelaram.
Por sua vez, os dados de cariz quantitativo, analisados por recurso aos testes t de Student, ANOVA e ANCOVA, mediram a performance dos sujeitos ao nível da aquisição de conhecimento declarativo e processual, e ao nível da transferência próxima e remota do conhecimento, sendo que nas vertentes referidas as aplicações informáticas se revelaram potenciadoras da aprendizagem verificando-se, por exemplo, que do Pré para o Pós-teste as diferenças nas médias obtidas pelos sujeitos se apresentam estatisticamente significativas.
A triangulação dos resultados corroborou a congruência das conclusões.
-